PROPRIEDADE INTELECTUAL

Propriedade Intelectual segundo a  Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) é a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e cientificas, às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comercias, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico. (INPI, 2010)

A propriedade intelectual se divide em três partes específicas, sendo: Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis

 

Crédito da imagem: Sistema de Bibliotecas da Unicamp – SBU

 

DERWENT INNOVATIONS INDEX

É a base de dados de informações de patentes internacionais mais abrangente do mundo, combinando o Derwent World Patents Index com o Derwent Patents Citation Index.

  • Derwent World Patents Index: é a coleção mais completa do mundo de documentos de patentes abstratos e anotados profissionalmente. Abrange mais de 30,5 milhões de invenções (registros básicos/famílias de patentes) detalhados em mais de 65 milhões de documentos de patentes, com cobertura de 50 autoridades de patentes em todo o mundo e de 2 fontes bibliográficas.
  • Derwent Patents Citation Index:  é uma base de dados on-line de dados de citações que aparecem em patentes de 6 importantes autoridades de patentes. Ele fornece detalhes de citações, de patentes e literatura, revisadas pelo examinador durante o exame de uma inscrição de patente.
  • Derwent Chemistry Resource: é uma base de dados que contém estruturas químicas pesquisáveis e outras informações baseadas em substâncias. Ela é usada para pesquisar por compostos específicos que são indexados nos registros do Derwent World Patents Index.

ESPACENET

A base contem mais de 90 milhões de documentos de patente de diferentes países, é mantida pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO). Permite a pesquisa nos dados bibliográficos dos documentos de patente, bem como o acesso ao texto completo de grande parte destes documentos, inclusive de pedidos depositados no Brasil.

INPI

A base do INPI proporciona consulta a informações sobre o processo e cadastros de marca, patente, desenho industrial, indicação geográfica, programa de computador, topografia de circuito integrado, transferência de tecnologia e informação tecnológica.

LATIPAT

Portal com informações de vários países da América Latina e Espanha, como, por exemplo, Brasil, Argentina, México, Cuba, Chile, Uruguai, Peru, etc. Neste portal é disponibilizado o acesso a uma base de dados com informações bibliográficas e imagens de documentos de patente. É resultado de um trabalho conjunto entre a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Escritório Europeu de Patentes (EPO), Oficina Espanhola de Patentes e Marcas (OEPM) e de mais de 18 Institutos de Patentes da América Latina.

ORBIT

Sistema de busca e análise de informações contidas em patentes e desenhos industriais. Sua cobertura abrange mais de 96 países para patentes e 14 países para desenhos industriais. O acesso a base é realizada através de assinatura.

PATENTSCOPE

Portal mantido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que possibilita o acesso a atividades e serviços relacionados ao Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT). Este portal permite elaborar gráficos com os resultados das buscas e disponibiliza o acesso a uma base que contém pedidos de patente depositados via PCT, além de coleções de muitos países, inclusive de pedidos depositados no Brasil.

SCIFINDER

É a ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), que permite recuperar e analisar, a partir de um único lugar as informações de diferentes bancos de dados do CAS. Agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes incluindo patentes anteriores a 1907. São sete bases de dados disponíveis: – CAplus (referências de patentes, periódicos, conferências dentre outros com cobertura desde 1800 e atualização diária); – CAS Registry (registros de substâncias orgânicas e inorgânicas únicas, sequências, propriedades experimentais e previstas com cobertura desde 1802 até o presente e atualização diária).

USPTO

Na página do Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO), é possível pesquisar pedidos de patente e também patentes concedidas nos Estados Unidos. A base possibilita a busca no texto completo das patentes concedidas desde 1976 e o acesso às imagens dos documentos desde 1790.

 

 

INOVA – Agência de Inovação Unicamp

 

Criada através da Resolução GR-051/2003, de 23/07/2003, a Agência de Inovação da Unicamp – INOVA nasceu com a missão de fortalecer

as parcerias da Unicamp com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade civil, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País.

Os objetivos da Inova são:

  • Estimular parcerias com empresas e órgãos públicos, dar apoio técnico na preparação de projetos cooperativos e em acordos entre a Universidade e seus parceiros e atuar na divulgação e difusão do conhecimento gerado na Unicamp;
  • Estabelecer parcerias estratégicas, orientadas para o médio e longo prazo, com empresas e entidades públicas e privadas intensivas em inovação e conhecimento;
  • Estimular a ação conjunta da Unicamp com entidades públicas e privadas na área de formação de recursos humanos, nas suas diversas modalidades, fortalecendo os laços da Universidade com seus parceiros;
  • Coordenar as ações da Unicamp e atuar em conjunto com órgãos municipais, estaduais e nacionais, com o objetivo de desenvolver e implantar o Parque Tecnológico de Campinas;
  • Apoiar e estimular novas empresas de base tecnológica e aprimorar o papel da Incubadora de Empresas de Base Tecnológicas da Unicamp;
  • Implementar a política de propriedade intelectual da Unicamp, aprovada pelos órgãos superiores, apoiando o registro, licenciamento e comercialização de resultados de pesquisas e difusão de conhecimento gerado na Universidade.

Para maiores informações: https://www.inova.unicamp.br/