IDENTIFICAÇÃO DO PESQUISADOR

Em  meio a tanta informação, pesquisadores tem encontrado nas ferramentas de identificação digital, a possibilidade de reunir e gerenciar suas informações em meio acadêmico e científico de forma prática e eficiente.

As ferramentas de identificação digital permitem que qualquer pessoa possa utilizá-las. Cada usuário após um registro, recebe um código numérico, e todo seu perfil será considerado único não somente em seu meio acadêmico, mas também profissional. Eliminando duplicidades de nomes, garantindo que toda crédito da produção científica produzida seja dada ao autor correto.

Crédito da imagem: Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos, 2017.

Segue abaixo algumas dessas ferramentas de identificação digital para pesquisador:


ORCID 

A ORCID fornece um identificador digital persistente capaz de identificar o pesquisador de forma inequívoca e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa chave, como manuscritos e solicitações de bolsas, suporta a conexão automática entre o pesquisador e as suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido.

RESEARCHID

O ResearcherID fornece uma solução para o problema de ambiguidade do autor dentro da comunidade de pesquisa acadêmica. Cada membro recebe um identificador único para permitir que os pesquisadores gerenciem suas listas de publicações, acompanhem seus tempos, contagens citadas e índice h, identifiquem possíveis colaboradores e evitem erros de identificação do autor. Além disso, suas informações de ResearcherID integram-se à Web of Science e são  compatíveis com ORCID, permitindo que você reivindique e exiba suas publicações a partir de uma única conta.

SCOPUSID

O Identificador de Autor do Scopus distingue entre nomes semelhantes atribuindo a cada autor no Scopus um número único e agrupando todos os documentos escritos por esse autor.