FOMENTO À PESQUISA

Para desenvolvimento econômico e social de um país, é imprescindível o avanço em ciência, tecnologia e inovação. E para que isso aconteça, é importante o investimento nas pesquisas realizadas dentro de instituições públicas e privadas, em diversas áreas do conhecimento.

Dentro do Brasil, o financiamento de pesquisas ocorre por meio de diferentes sistemas e instituições de fomento, que estão ligadas diretamente ou não aos ministérios brasileiros.

Os financiamentos institucionais são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). E algumas universidades públicas possuem suas próprias agências, fundações e fundos separados, que são geridos com o propósito de apoiar suas faculdades e estudantes no que tange à pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas.





Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, sendo atualmente o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

O apoio do BNDES ocorre por meio de financiamento a investimentos, subscrição de valores mobiliários, prestação de garantia e concessão de recursos não reembolsáveis a projetos de caráter social, cultural e tecnológico. O Banco atua por meio de produtos, programas e fundos, conforme a modalidade e a característica das operações.

Para a concessão do apoio avalia faz suas avaliações com foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição.

Para maiores informações acesse: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

 




Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Atua na contribuição para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros, pela comunidade científica internacional. Desempenha papel importante na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação.

Atua também com:

  • Concessão de bolsas para a formação de recursos humanos no campo de pesquisa científica e tecnológica;
  • Promoção de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional
  • Aporte de recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de pesquisa e desenvolvimento;
  • Investimento em ações de em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos;
  • Promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

Para maiores informações acesse: www.cnpq.br

 

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa.

A Confap participa de todos os conselhos deliberativos ligados à política de ciência no Brasil e possui uma rede de parceiros importantes, estabelecida com agências federais e organismos internacionais.

O Conselho também realiza todos os anos quatro Fóruns Nacionais nos quais reúne os presidentes de todas as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, presidentes e representantes de agências nacionais de fomento, além de parceiros e possíveis parceiros nacionais e internacionais.

Cada Fórum é sediado por uma Fundação diferente e possui uma pauta específica.

 Para maiores informações acesse: http://confap.org.br/

 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC), tem papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

A Capes concede auxílios e bolsas de estudo por meio dos seus programas e ações, dando suporte à formação de profissionais para o magistério superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, promovendo, igualmente, a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileiras.

Modalidades de apoio: Podem ser individuais, vinculadas a projetos conjuntos de pesquisa ou a parcerias universitárias. O projeto conjunto de pesquisa é caracterizado pelo fomento a grupos de pesquisa, contemplando a mobilidade de docentes e estudantes. E parcerias universitárias sendo estes os acordos entre universidades brasileiras e estrangeiras com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos, com o reconhecimento mútuo de créditos e a aproximação entre currículos.

Para maiores informações acesse: http://www.capes.gov.br/

 

Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) atua com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Modalidades de apoio: financiamento reembolsável, financiamento não reembolsável a Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação, subvenção econômica e operações de investimento.

As modalidades de apoio podem ser oferecidas diretamente pela Finep ou de forma descentralizada, por meio de agentes financeiros ou parceiros estaduais.

Para maiores informações acesse: http://www.finep.gov.br/

 

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma agência de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.

A agencia apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento, bolsas destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação; e auxílios a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa paulistas.

Para maiores informações acesse: http://www.fapesp.br/